top of page

Autodidactas e autoproclamados

"Autodidacta", como o nome indica, é alguém que se ensina a si próprio, alguém que aprende por si, sem ter um mestre. Alguns grandes pintores dos últimos dois séculos eram autodidactas. Mas para a maioria dos que se dizem autodidactas a designação correcta seria "autoproclamados", porque não foram os seus próprios mestres, foram só os seus próprios júris de exame - e júris sem nenhuma imparcialidade, plenamente disposto a classificar tudo com a nota máxima! A maioria dos que se dizem autodidactas simplesmente pinta o que lhe apetece da maneira que lhe dá mais jeito e não se dá ao trabalho de aprender seja o que for. Vão aprendendo alguma coisa com a experiência, claro, como toda a gente, mas nunca se "ensinam" nada, por isso "autodidacta" é um elogio que não merecem.

Uma das principais características dos autoproclamados é a vaidade.

Estão firmemente convencidos de que não precisam de aprender com ninguém e se vão a um museu e vêem lá quadros que não são "perfeitinhos", não "parecem uma fotografia", pensam mesmo que aqueles pintores não sabiam desenhar muito bem e por isso eles também não precisam de aprender a desenhar. Se alguém lhes aponta defeitos num desenho realista ou os acusa de copiar partes de quadros de outros pintores respondem que nunca fica igual e por isso é que é arte! Acusam os artistas com formação de só terem aprendido teorias inúteis e acham que a Arte é algo que vem de dentro, quando se nasce com o dom especial e raro com que acham que nasceram e quem não aprecia os seus quadros é porque não tem a sensibilidade apurada para os entender. E ainda nos acusam a nós, que estudámos Pintura, de ser vaidosos! (Obviamente porque eles no nosso lugar o seriam). Eu nunca achei que tinha dom nenhum, só tinha um bocado mais de jeito para desenhar que a maioria das pessoas e também muito gosto por aprender mais e por desenhar e pintar. E fiz um curso onde, por exemplo, no 3º ano tive realmente a cadeira teórica de Anatomia, mas ao mesmo tempo desenhava modelo nu nove horas por semana. Ter mestres é ser humilde e tomara eu ter dinheiro para fazer regularmente workshops e aprender com outros artistas! E autodidactas somos nós todos: uma pessoa que estuda com mestres, estuda sozinha também; quem tem um curso de Pintura tem a formação dum autodidacta mais a que recebe dos seus mestres. Não é necessariamente preciso fazer um curso superior de Pintura, mas é preciso usar todos os meios ao nosso alcance para aprender mais.

Coisa que os autoproclamados não fazem, porque outra das suas características é uma espécie de seguro contra as críticas que se podia chamar "sou bom quando sou bom e sou bom quando sou mau".

Diálogo típico entre um autoproclamado e eu:

Ele: "fui eu que fiz este quadro! E nunca andei nas Belas Artes (sorriso de desdém). É bom, não é?"

Eu: "não... tem este erro e mais aquele e..."

Ele: "ah, mas tens que ver que eu nunca tive um mestre!"

Ou seja: ser autodidacta é, para o autoproclamado, a prova de que se é muito bom pintor, mesmo quando os quadros não prestam, porque de certeza seriam excelentes se eles alguma vez tivessem um mestre... coisa que não querem ter por nada desta vida, porque aí o seguro contra as críticas acabava e os seus quadros iam ter que ser julgados pela sua qualidade ou falta dela e não na base do "coitadinho!, então, ele nunca aprendeu!" Essa atitude é mesmo específica das Artes Plásticas; não conheço ninguém que ache justificado um cantor desafinar por nunca ter tido aulas de canto ou um actor gaguejar as falas por nunca ter tido aulas de representação. A péssima compreensão da arte contemporânea faz com que muita gente julgue que, em matéria de artes plásticas, qualquer coisa serve.

Mas enfim, se as pessoas querem vender quadros horríveis e há quem os compre, por mim tudo bem, gostos não se discutem! O que eu acho inadmissível é que muitos autoproclamados não se ficam por pintar: dão aulas.

Nem mesmo os autodidactas que consigam ser grandes pintores deviam dar aulas! É absolutamente anti-ético! Um autodidacta pode aprender muito sozinho, mas só aprende o que lhe interessa para a sua linha de trabalho; um professor tem que ser uma pessoa com uma formação muito lata para poder ensinar não só o que lhe interessa como tudo o que pode interessar aos seus alunos. O melhor exemplo disso é a Geometria Descritiva e a Perspectiva Cónica. Uma vez, discutindo este assunto com uma pintora que conheço há muitos anos e que é um bom exemplo de uma autoproclamada que julga que é autodidacta, perguntei-lhe como podia orientar um aluno que estivesse a fazer um quadro com perspectiva, se ela nunca aprendeu Geometria. Respondeu-me que ia ver a um livro. Perguntei-lhe porque havia alguém de lhe pagar para ir ver coisas a livros quando Almada tem boas bibliotecas públicas e respondeu-me, com um sorriso triunfante, que ela percebia os livros melhor que o aluno! Ou seja: as habilitações que acha que tem é ter nascido mais inteligente que as outras pessoas. Eu levei anos a estudar Geometria Descritiva e a detestá-la até ao dia em que comecei a conseguir, através dela, conceber imagens tridimensionais no espaço e depois dessa revelação percebi que gosto de Geometria e consegui ter testes de Perspectiva com notas de 19 e 20. Continuo a não usar a perspectiva nos meus quadros, mas sei perspectiva e posso ensinar qualquer aluno a usá-la.

Um dos argumentos dos autoproclamados é que há muitos pintores que fizeram cursos superiores e são medíocres. Pois há, mas tiveram que ter todas as matérias relevantes, podem ter tido só 10 a Geometria, mas os autoproclamados nunca estudaram Geometria, podem ter tido só 10 a Anatomia, História da Arte, Estética ou Gravura, mas conheço um autoproclamado que ficou muito admirado quando lhe disse que existia sequer Gravura! (Estou a falar a sério! Estávamos numa exposição dele e eu falei em múltiplos de arte e, como ele não sabia o que era expliquei-lhe e ele ficou muito chocado e disse que fazer gravuras para reprodução devia ser proibido!) Resumindo: uma pessoa com um curso superior de Pintura pode ser uma boa ou uma má professora, mas uma pessoa sem curso só pode ser uma má professora, porque a sua formação é estreita demais. Os autodidactas que sejam realmente bons pintores devem poder dar, isso sim, workshops e mini-cursos dedicados a técnicas específicas que usem, mas só isso. Tudo o resto é vender gato por lebre. E estou a tentar reunir professores que, como eu, dão cursos livres de Pintura e têm formação para criar uma associação ou pelo menos um directório de professores de Pintura, para ver se diminui a falta de respeito pelos direitos do consumidor que é gente que nunca teve aulas dar aulas.

Em destaque
Recent Posts
Tags
Nenhum tag.
Redes sociais
  • Facebook Long Shadow
bottom of page